1. Ore antes de começar a ler: Talvez você já tenha lido por aí que a Bíblia é o único livro que lemos na companhia do Autor. Por isso reserve um instante antes de iniciar a leitura para pedir a Deus que fale com você por meio da Sua Palavra e que o faça compreender os Seus preceitos. Muitos leem a Bíblia toda e não compreendem nada exatamente por não se preocuparem em pedir ao Seu autor que os oriente na leitura.

2. Esteja atento às palavras-chaves: Ao meditar na Palavra de Deus, esteja atento aos termos principais contidos em cada passagem. Por exemplo: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”(Efésios 5.15,16). Nesse versículo, o termo principal é “remindo o tempo”que quer dizer”aproveitando cada oportunidade”; ter sabedoria para saber priorizar o que é importante. Outra dica importante é sempre consultar um dicionário para saber o significado das palavras que para você não estão tão compreensíveis.

3. Preste atenção no contexto: Assim como às palavras-chaves, é importante atentar para o contexto em que está inserida determinada passagem bíblica.  É preciso compreender por que aquilo foi falado naquela época e como poderia trazer isso para os dias atuais, ou seja, o que Deus está falando hoje por meio daquela palavra.

4. Medite: Durante a leitura é possível que um trecho ou uma palavra chame sua atenção. Nesse momento é preciso parar e meditar sobre o que Deus quer falar com você com aquele trecho. Pense no que a sua vida tem a ver com a passagem em questão. Não ignore. Ali pode estar a resposta que você tem buscado.

5. Coloque em prática o que leu: De nada adianta orar, prestar atenção no contexto e nas palavras-chaves, meditar, se no final das contas, a Palavra de Deus não for colocada em prática. É isso que Deus mais espera de nós. Ele não quer que sejamos apenas ouvintes ou conhecedores da Sua Palavra, mas praticantes dEla. Ao final da leitura, sempre se pergunte: “Que atitude(s) eu devo tomar em relação ao que acabei de ler?” E faça.