Por Min Elaine Oliveira Santos

Hoje iniciamos uma caminhada de expectativa com o primeiro advento de Natal. Um período em que somos convidados a nos preparar para reviver as memórias do cumprimento de uma promessa de redenção e amor, que para surpresa dos homens que há muito a esperavam, não se manifestou em glória, mas foi humildemente gerada no ventre de uma mulher especial e ao mesmo tempo comum.

Como nos conta Lucas 1:27-31, o anjo assim anunciou, “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus”. O Verbo se fez carne e trouxe a alegria da salvação eterna (João 1).

O Advento é memória da graça do nascimento de Jesus Cristo, da encarnação, das maravilhas que Deus faz em favor dos homens e da primeira vinda do Senhor. É história viva. Um convite a viver o presente da nossa vida cristã e a experimentar e testemunhar a presença de Jesus Cristo entre nós, conosco, por nós e a preparar-nos para a segunda e definitiva vinda, esta, já na majestade da sua glória. O Advento nos faz proclamar a fé em sua vinda gloriosa e nos ajuda a preparar-nos para ela.

Enquanto esperamos, proclamamos a nossa fé entre todas as gerações para até a vinda de Jesus todos ouvirem dessa verdade.

Nos últimos meses, como ministério infantil vivenciamos um caminho de expectativa na preparação do Espaço Baby para acolher, cuidar e preparar os bebês para a vida cristã. Quando pensamos em Maria e José aguardando a chegada do bebê nos perguntamos quais eram seus sentimentos? Como imaginavam o quartinho do bebê? Como foram separadas as roupas que usaria? Como eles educariam o filho de Deus?! Em nossa humanidade, talvez eles se sentissem como nossos irmãos Guilherme e Fernanda Toporoski ao aguardar a chegada de seu primogênito Pedro e depois dos gêmeos Davi e João:

“A maior emoção de nossas vidas foi ouvir o coração de nossos filhos e segurá-los nos braços após o nascimento. Saber que Deus nos concedeu a graça de gerar uma vida é inexplicável. É claro, como todos os pais, o medo, a dúvida e a ansiedade fizeram parte dos meses de gestação. Eles serão saudáveis? Saberemos educá-los da maneira certa? Iremos conseguir suprir todas as suas necessidades?, eram perguntas que nos fazíamos sempre. Contudo, a certeza da presença de Deus em nossa existência e na daqueles que estavam por vir, sempre foi o conforto e a força de que precisávamos. Se foi o Pai quem nos deu o presente, certamente ele dará condições para fazermos o melhor. Estamos todos sob suas regras e ele sempre nos dará abrigo.”

Acredito que essa mesma certeza da presença de Deus permeou o coração de Maria e José o tempo todo, seja quando estavam a caminho de Belém, ou quando chegaram nas pensões e não havia vagas, deviam imaginar que Deus tinha separado para eles de alguma forma um abrigo seguro, pois como nossos irmãos, possuíam a convicção que eram agraciados e ao mesmo tempo que gerava ansiedade a confiança que o Senhor depositava neles vinha a convicção de que dariam conta do recado.

Então veio o cumprimento da promessa de Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”,e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2:7). Quanto zelo e cuidado com o seu bebê, pois sabia que ele era especial e como toda mãe mesmo em meio ao caos procurou dar o melhor ao seu filho e como serva do Senhor preparar o melhor para o filho de Deus.

Da mesma forma a coordenadora do Espaço Baby junto de uma equipe de arquitetas, administrativo e do ministério infantil, serviu ao Senhor com muita energia e alegria em preparar o espaço que recebe bebês e pequeninos até dois anos na IBB. Como ela relata:

Como mãe e serva do Senhor, busquei trazer o conforto e o aconchego dos quartos de nossos filhos para o berçário. Imaginamos um ambiente tranquilo, bonito e acolhedor, mas principalmente cheios da presença de Deus. Assim como em nossos lares clamamos pela presença do Senhor nos aposentos de nossas crianças, aqui também temos a certeza da mão do Pai sobre eles. Espero do fundo do coração que todos gostem do resultado. Sobretudo os pequeninos que têm aqui sua primeira experiência na casa do nosso Deus”. Fernanda Toporoski, Coordenadora do Espaço Baby.

Acredito que Maria e José também buscaram um ambiente tranquilo, aconchegante para Jesus ser acomodado. Imagino que aquela estrebaria e a manjedoura se tornaram um pedacinho do céu, pois além do amor do casal pelo bebê ali estava a manifestação do poder e cuidado divino com a presença do próprio Deus.

E assim nosso Espaço Baby para colher nossos bebês até dois anos foi desenhado com nuvens, arco-íris, flores, proteção e amor para acomodá-los e vivenciarem um sentimento de um segundo lar. É uma alegria saber que eles desta forma se sentem como nos conta os pais da Raquel, Allysson e Carla Diógenes:

“Como pais somos muito gratos a IBB por investir num ambiente preparado com tanto carinho para os bebês. Nossa filha Raquel grita de felicidade quando percebe que chegamos na igreja. Ela já sabe que vai ficar no espaço baby, receber muito carinho das professoras, cantar, brincar, ouvir histórias… Para ela, o Espaço Baby é uma curtição!!” Sim, mais que um espaço físico nos preocupamos com o pastoreio do coração dos bebês.

Somos IBB. Somos família e assim queremos que desde os mais pequeninos se sintam, em um lar de amor e seus pais seguros que possuem em nossa igreja um ambiente que contribui para esta família conduzir seus filhos nos caminhos de Deus, como demonstram os pais do Noah, Fernando e Karoline Seifert :

“O berçário é um ambiente aconchegante e descontraído onde o cuidado e a atenção aos detalhes expressam o zelo que os professores proporcionam à mais nova geração da IBB. Um lugar onde nascem amizades de berço!”.

Como Jesus (Lucas 2:22), Noah bem pequeno veio à casa de Deus e foi apresentado e começou a viver a vida cristã com outras crianças por meio das atividades no Espaço Baby. Aleluia por uma nova geração que tem a oportunidade de fazer a Palavra do Senhor permanecer viva até a volta de Cristo.

Como muito bem coloca em suas palavras nosso sentimento, Carla Diógenes, supervisora do Espaço Baby, “Penso que o espaço baby é um lugar acolhedor, de muita diversão e aprendizado para os bebês e professores. Um cantinho especialmente preparado para que as crianças tenham seu primeiro contato com a igreja e comecem a dar seus primeiros passinhos na caminhada com Jesus.”. Para este desafio ser cumprido passamos por um tempo de pesquisa e oração para desenvolvermos uma rotina lúdica de aprendizagem cristã destes pequeninos.

Em 2018 aplicaremos um novo currículo chamado Sementes de Amor da rede Educação por Princípios para, ao ouvir histórias, músicas e brincar, as crianças cresçam como Jesus cresceu em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens (Lucas 2:52). Nosso próximo passo estará no treinamento de pessoas que foram chamadas por Deus para servir nesta área, como a Joice Aquino:

Servir no berçário é um privilégio, cada bebê que chega e podemos cuidar e ministrar é uma bênção para a nossa vida. Sinto-me abençoada”. Abençoada ao abençoar, isto realmente vem do coração do Senhor. Como a Joice, você pode se engajar conosco neste ministério de pastorear o coração dos bebês e abençoar suas famílias nos procure se assim Deus colocar esse desejo em seu coração. A capacidade vem dele e juntos aprendemos cada dia como assim fazer melhor.

Os bebês são realmente a representação do milagre da vida, do nascer da esperança e de renovação. Quem sabe você está passando seu primeiro Natal na família do Senhor. Queremos que trilhe conosco na IBB os dias de Advento e possa acima de tudo conhecer Jesus de uma forma íntima e profunda para ter sua vida renovada nessa esperança e transformada com a Verdade. E você que já é da casa, continue contando conosco para viver as mais lindas experiências separadas por Deus neste tempo de advento de Natal. Que Jesus viva nos corações de todos nós dos menores aos maiores, em todo tempo e em todo espaço.

ENDEREÇO

R. Amazonas de Souza

Azevedo, 134 Bacacheri,

82520-620, Curitiba - PR

 

Telefone: (41) 3363-0327

assine nossa newsletter