Por Marcos Paulo Ferreira

O que é desejável para você? Muitas coisas podem passar em sua cabeça ao ouvir essa pergunta. Resolvi digitar no google a palavra “desejável”. Na tela de meu computador, vieram várias definições; alguns artigos teológicos sobre o tema; praias e lugares paradisíacos; casas confortáveis; carros e, por fim, uma série de blogs sobre “como se sentir sexy e desejável o tempo todo”. A primeira definição que apareceu para desejável foi: algo que é capaz de suscitar instinto de posse; cobiçável; ambicionável.

Iniciamos uma série de mensagens baseadas na carta de Paulo aos crentes que moravam em Éfeso. A cidade de Éfeso, na época dos apóstolos, era conhecida como a cidade desejável. Era uma cidade esteticamente, economicamente e culturalmente rica. Devido à sua extraordinária beleza, era em Éfeso que se localizavam as casas de veraneio dos imperadores, senadores e da classe mais alta de Roma. Era um rico centro comercial e também o berço da filosofia e da arte grega. Tinha o maior teatro da época para 25.000 pessoas e era comum encontrar em suas ruas grandes atletas e artistas da época.

Em termos de religiosidade, era Éfeso que abrigava uma das 7 maiores maravilhas do mundo antigo, o templo da deusa Ártemis, ou Diana para os Romanos. E para o estilo de vida de sua época, onde uma vida de pecado era extremamente normal pois não conheciam o Evangelho de Jesus Cristo, a cidade era “ardentemente desejável”, como eles diziam, pois lá se vivia a opulência, o hedonismo, o amor grego (homossexualidade), a prostituição legalizada, a idolatria e tantas outras formas de promiscuidade física, emocional e espiritual.

O apóstolo Paulo, ao escrever aos crentes de Éfeso, começa sua carta apresentando o que existe de mais desejável: as bênçãos de Deus Pai, concedidas por meio de Jesus Cristo e garantidas pelo Espírito Santo. A epístola começa apresentando essas riquezas concedidas pela própria trindade. Ao discorrer pela epístola, ele irá mostrar que a ambição pelas riquezas deste mundo, por seus prazeres satisfações, são corruptíveis e levam à degradação. Mas as “insondáveis riquezas de Cristo”, anunciadas por meio da igreja, são incorruptíveis e produzem vida eterna, uma nova humanidade em Cristo, chamada para ser santa e fiel.

Você é nosso convidado para essa jornada de revelações transformadoras. Você será exposto à desejável bênção de Deus, capaz de suplantar as ambições mesquinhas que carregamos em nós. Comece hoje sua leitura de Efésios, em oração e meditação. Que a bênção de Deus e suas riquezas sejam a desejável motivação de sua vida.

ENDEREÇO

R. Amazonas de Souza

Azevedo, 134 Bacacheri,

82520-620, Curitiba - PR

 

Telefone: (41) 3363-0327

assine nossa newsletter