Por. L. Roberto Silvado

Uma cidade é feita de pessoas; Curitiba é feita de mais 1.9 milhões de oportunidades de demonstrar amor. Quantas dessas estão perto de você? O que você tem feito pelos seus relacionamentos mais próximos? Nossa região metropolitana tem 29 municípios. São mais de 3,5 milhões de pessoas. No aniversário das nossas cidades, o melhor presente é pensar em como demonstrar o amor de Deus de forma integral, promovendo crescimento emocional, físico, espiritual e intelectual.

No dia 29 de março, Curitiba completará 325 anos. O aniversário da cidade é mais um bom motivo pra você promover um “ato de bondade” com sua família ou pequeno grupo, essa ação pode ser o seu presente para a cidade: cuidar de pessoas, seja visitando um hospital ou orfanato, seja apoiando um vizinho numa dificuldade ou separando um tempo para listar todas as autoridades eleitas e orar por cada uma delas.

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, como toda piedade e dignidade” (1 Timóteo 2.1-2).

Como Igreja, temos nos colocado à disposição da cidade, oferecendo programas para inclusão no mercado de trabalho, abrindo nossas portas para atividades esportivas, fortalecendo nossas famílias através da escola de pais, encontros de casais e apoio à juventude; indo até os presídios e delegacias da cidade, ajudando nossas crianças a se tornarem líderes e tantas outras atividades que ensinam sobre como ser discípulo de Jesus onde estivermos.

Como cidadãos, também é nossa responsabilidade o envolvimento com a construção política da cidade. Votar de forma consciente e acompanhar o que tem sido feito é fundamental. Também é nosso papel participar ativamente do combate à corrupção fiscalizando as contas públicas e manifestando apoio aos líderes que lutam na contramão da cultura maligna tão presente nas instituições. Atue, manifeste-se, se faça presente no exercício da cidadania. A presença pacífica e consciente da Igreja nesses momentos dá mais força à promoção da justiça.

Feliz aniversário, Curitiba! Queremos que todas as nossas atitudes sejam um presente para a cidade, fazendo com que a presença de Jesus seja visível onde estivermos.