Com o objetivo de formar “Discípulos de Jesus”, o CFI (Centro de Formação Integral) nasceu. Por isso, o CFI tem como missão atividades educacionais em áreas diversificadas e que alcançam diferentes faixas etárias. Como o próprio nome já diz, o “Integral” foi o termo escolhido para descrever uma proposta que alcançaria o tripé da missão da IBB: relacional, missional e discipular, buscando desenvolver uma formação de crescimento pessoal, teológica e ministerial.
E, em 2017, após quatro anos de aprendizado e crescimento, o CFI já colhe frutos. Reconhecido como referência em ensino discipulador e agora em parceria com a Junta de Missões Nacionais e a Convenção Batista Paranaense, a IBB, por meio do CFI, irá preparar materiais para ajudar outras igrejas neste processo de formação integral de seus líderes. E, isso só foi possível depois de um crescimento exponencial do Centro de Formação e de seus alicerces enraizados nos preceitos de Jesus.
Durante o primeiro ano do CFI os pastores e a liderança da Igreja experimentaram o modelo de ensino e também definiram conteúdos relevantes para o propósito do curso, sua metodologia e os professores que as aplicariam.
No segundo ano, foi avaliado o processo desenvolvido com os pastores e líderes no início do curso e definido o papel do CFI na igreja: assim como o coração deve pulsar o sangue para todo o corpo, o CFI deve pulsar vida discipular para toda a igreja. Foi nesta época que também foi iniciado o processo de formação dos professores discípulos***.
Já em seu terceiro ano foram desenvolvidas as disciplinas discipulares e bíblico-teológicas e estabelecidas as avaliações e atividades ministeriais que servem de estágio para os alunos colocarem em prática tudo o que aprenderam ao longo do curso.

Foi no quarto ano que as turmas foram consolidadas e os alunos começaram a caminhar com propósito junto aos seus discipuladores. Neste momento, os próprios alunos começaram a convidar os seus discípulos para participarem da formação e a vida discipular passou a ser a essência de todas as formações.