Por Marcio Tunala

Nada é tão especial quanto viver a vida com o coração transformado por Cristo. Viver a nova vida em Cristo é viver pela fé e optar por ser feliz mesmo quando lutas forem presentes.

O Dr. Robert Schüller, em um de seus livros contou a história de dois soldados americanos, que, por serem de origem hispânica, eram muito ligados à família, em especial à mãe. Eles foram deslocados de Los Angeles, onde serviam e sua família residia, para um batalhão na Califórnia, longe das mães. Dias depois da transferência ambos escreveram para suas mães. O primeiro dizia: “Mãe, o lugar onde estou é horrível, tem lama, sapos e insetos nojentos. É muito difícil viver aqui.” O outro, porém, escreveu: “Mãe, estou com saudade da senhora e de todos em casa. O lugar aqui é muito bonito, com um céu azul profundo, pontilhado de estrelas. Há lama quando chove, mas o luar é sempre belo”.

Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. Se existe uma virtude preciosa é esta, enxergar graça em meio à desgraça, ser feliz quando as circunstâncias são desfavoráveis, sorrir em meio às crises e dificuldades.

Conheci algumas pessoas que têm esta característica, não que elas nunca fiquem tristes, ou experimentem fracassos, o caso é que elas conseguem enxergar um pouco mais à frente do que os outros.

Não existe nada mais complicado do que pessoas negativas, ficar perto delas é sofrível. A carta aos Hebreus diz que: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

Eu não sei como você avalia sua vida, mas recomendo que você procure centrar nas coisas boas, nos valores e princípios de sua família e não nos defeitos. Nunca deixe de lutar pelas mudanças necessárias em sua vida e também na vida das pessoas que você ama, isso é vivenciar Cristo e sua nova vida.

Sempre tenha olhos para enxergar as atitudes positivas e admiráveis dos outros, considere os benefícios de trabalhar onde trabalha mesmo que esteja sonhando com oportunidades melhores na sua carreira.

Nunca deixe de sonhar e de planejar maneiras de conquistar seus sonhos, jamais caia na armadilha de não reconhecer o que você tem recebido e as oportunidades que existem diante de você. Os olhos da fé enxergam absurdamente mais. E jamais esqueça que Deus tem planos que são bons perfeitos e agradáveis para todo aquele que aceita uma nova vida oferecida.

A fidelidade de Deus é inquestionável. Quando cremos assim, nossa cosmovisão é muito diferente e nosso otimismo é absolutamente coerente. Quando você pensar no futuro lembre-se que: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2.9).

Deus preparou algo muito especial para todo aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. O futuro é celestial e isso é mais que suficiente para viver com o coração positivo, confiante e feliz.