Por Silvanir Silva

Cristãos e política? É possível o envolvimento dos cristãos num meio tão contestado, fragmentado e cheio de corrupção? Normalmente, a maioria os cristãos têm optado por uma retração de participação nessa área e mesmo de análise do tema; outros envolvem-se apaixonadamente, mas sem discernimento. Estamos em ano de eleições, época em que as questões políticas afloram em todos os lugares e afetam a vida de todos.

“Assim o rei pôs Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província” (Dn.2.48). Nesse texto do livro de Daniel, vemos um grande homem de Deus liderando o povo politicamente, um homem que ocupou um dos maiores cargos políticos da sua época. Entretanto um homem que não se deixou levar pelo poder – muito pelo contrário, manteve-se fiel ao seu Deus até o fim.

“A Bíblia ensina que o governo ou ‘o Estado’ não é meramente uma instituição projetada pela humanidade para organizar suas interações sociais, mas, sim, uma dádiva legítima e benevolente de Deus a pecadores, estabelecida depois da queda. Uma vez determinada a legitimidade bíblica da estrutura do governo ou do Estado, temos por extensão a legitimidade do envolvimento do cristão” (Franklin Ferreira).

Deus tem dado diferentes vocações para seu povo. Alguns são chamados para exercer algum tipo de influência nas esferas políticas de governo e devem glorificar a Deus com seu chamado. Deus os levantou para ser “sal da terra” e “luz do mundo”, a fim de influenciar a sociedade a partir das esferas de governo. “Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte” (Mt.5.13-14).

A decepção é crescente com a atuação de muitos na vida política de nossa nação, pois, embora se digam cristãos, agem de forma incompatível com os ensinos bíblicos. A visão adequada para o cristão é caracterizada pelo dever de influenciar a sociedade em todas as esferas, inclusive de governo, segundo os padrões morais definidos por Deus e de acordo com a Sua Palavra. Sejamos sal e luz em todos os ambientes por onde andarmos.

 

ENDEREÇO

R. Amazonas de Souza

Azevedo, 134 Bacacheri,

82520-620, Curitiba - PR

 

Telefone: (41) 3363-0327

assine nossa newsletter