Por Eduardo Arantes

Recentemente tive a oportunidade de visitar uma “igreja” que há algum tempo não visitava, e para minha surpresa e decepção, facilmente percebi que esta igreja apresentava toda a aparência de seriedade, santidade e práticas bíblicas, mas que na verdade estava muito longe daquilo que Jesus ensinou, e que os discípulos e pais da igreja instruíram no passado.

Logo de início percebi um ar de arrogância, como se aquilo que estava sendo pregado fosse a mais pura verdade e que opiniões diferentes não passavam de palavras ao vento. Parecia que o responsável sabia do que estava falando, mas a soberba e os achismos em nada se assemelhavam com a sã doutrina abordada nas Escrituras, e este comportamento não edificava aqueles que o ouviam.

Por falar nas Escrituras, também notei que existia uma preocupação excessiva em apresentar às pessoas o conhecimento técnico da Palavra de Deus. As frases prontas e citações de comentaristas bíblicos e estudiosos, em seus mais diversos conceitos, passavam a impressão de que a busca por conhecimento era algo natural, mas ao ouvi-lo mais de uma vez percebi que a repetição era algo corriqueiro e usual.

Outra coisa que me assustou: a quantidade de eventos que esta igreja promovia e frequentava. A agenda era tão repleta de atividades que já não sobrava tempo para cuidar dos órfãos e viúvas, nem de visitar os enfermos e tão pouco as famílias enlutadas ou em crise.

As reuniões, os treinamentos, a prestação de contas, não podem em hipótese alguma deixar de acontecer, mas também não devem tomar o lugar dos encontros onde se podem aplicar os diversos mandamentos de mutualidade. Acolher, aconselhar, ensinar, exortar, cuidar, discipular, e amar, não podem ser atividades negligenciadas pela falta de tempo, mas sim o alicerce do relacionamento com Deus e com o próximo.

Outras práticas também poderiam ser citadas e abordadas e certamente revelariam desvios de conduta e falta de foco, mas a intenção não é simplesmente criticar o que não está funcionando ou apontar o que tem sido deixado de lado, mas sim, uma vez que percebida a falta da direção e de sentido tanto no discurso quanto na prática, mudar o proceder para que Cristo e os ensinamentos bíblicos voltem a ser a razão de ser desta igreja.

Pois como meu pastor me ensinou, apontar os pecados é fácil, agora apresentar possibilidades para a mudança de comportamento através da busca e do relacionamento com Jesus é que é o cerne de todo bom sermão.

Pois bem, esta igreja sou eu!

E como foi doloroso perceber todas estas coisas, como foi conflitante aceitar que eu vivo exigindo de pessoas e instituições características e virtudes que não possuo e que não tenho buscado desenvolver. Como foi desconcertante perceber que minhas atitudes em nada se assemelham, como por exemplo, com o amor pregado por Paulo e sua luta contra uma fé barata.

Como igreja, templo do Espírito Santo, corpo de Cristo espalhado pelo mundo, percebo que o próprio Espírito me permitiu e me orientou nesta reflexão, para que através de renúncias ao que não é prioritário e pela busca incessante do aprimoramento de meu caráter, através da oração e do estudo da Palavra, possa um dia, me apresentar diante de Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar.

Que tipo de igreja temos sido?

ENDEREÇO

R. Amazonas de Souza

Azevedo, 134 Bacacheri,

82520-620, Curitiba - PR

 

Telefone: (41) 3363-0327

assine nossa newsletter