Por Marcio Tunala e Matheus Tunala

Sabemos da importância da figura paterna e o quanto este tem como responsabilidade conduzir seus filhos no caminho de Deus.  A Bíblia Sagrada tem um chamado à obediência a todos e tem um direcionamento claro de como pais e filhos podem honrar a Deus.

Romanos 15.4 nos ensina que: “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança”.

É muito importante observar cada promessa das Escrituras para aqueles que vivem segundo os preceitos bíblicos. Sabemos que a obediência produz frutos eternos. Um pai nunca deve se esquecer que criar seus filhos com base em princípios bíblicos é o caminho perfeito para o sucesso de sua nobre tarefa, aos filhos podemos afirmar que a honra é um mandamento inegociável e que traz benefícios incalculáveis.

Se tem algo que salta aos olhos de qualquer pessoa é ver gerações caminhando sobre os mesmos princípios.  Um pai que passou valores bíblicos aos seus filhos, e testemunha isto alcançando seus netos. Este homem pode definitivamente se considerar alguém demasiadamente abençoado.

No livro de Êxodo 20.12 temos um mandamento bem específico “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Esse texto traz muitas riquezas, mas também um desafio e uma promessa. A Bíblia é imutável, mesmo em meio a uma sociedade que não para de mudar e negociar seus valores; ela continua trazendo a melhor proposta para se viver.

Honrar pai e mãe não é opção, mas sim mandamento, um mandamento que precisa ser muito considerado; um mandamento tão importante que carrega uma promessa. Honrar é uma ordem inegociável para os filhos e uma bela forma de ser sim sal na Terra e luz neste mundo.

Quando você entende que honrar aos pais é uma resposta ao que Jesus fez por você, sua visão sobre o mandamento muda e você começa a enxergar como uma oportunidade, ou seja, através do seu relacionamento com seu pai e sua mãe, Deus é Exaltado. Obedecer ao mandamento de honrar nossos pais é uma oportunidade de vivermos um relacionamento de amor, respeito, admiração e obediência.

Que tipo de pai você tem sido? Que tipo de filho você tem sido?

Com tudo isso, podemos compreender que ser pai é um grande privilégio e ser filho é uma grande oportunidade de aprender. Que Deus abençoe a cada pai em sua nobre responsabilidade e que Ele capacite a cada filho a obedecer nesta relação cheia de privilégios e oportunidades.

ENDEREÇO

R. Amazonas de Souza

Azevedo, 134 Bacacheri,

82520-620, Curitiba - PR

 

Telefone: (41) 3363-0327

assine nossa newsletter