A família e a Igreja podem ser usadas por Deus para comunicar as respostas que a nossa geração busca. É por isto que cremos no que a Palavra nos diz em: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” (Pv 22.6); “Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que fez.” (Salmo 78.4).

Desta convicção emergem algumas razões para defender e fortalecer as famílias hoje. A primeira é a necessidade de construir famílias saudáveis que construam convicções no coração dos seus filhos. “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (Dt 6.6,9). Somos desafiados a criar nossos filhos com convicções bíblicas, conhecimento da Palavra de Deus e experiência com o Deus da Palavra, para expor a sociedade pluralista à nossa fé.

Famílias saudáveis vivem com novos paradigmas resultantes da cosmovisão cristã. Porque o discipulado cristão básico acontece na família, nós somos desafiados a discipular os novos convertidos para mudarem sua cosmovisão do que é ser família neste século, adotando valores cristãos.

Na sociedade de solitários, famílias cristãs saudáveis experimentam intimidade. Pessoas estão só e não gostam disso, mas por outro lado não sabem como desenvolver amizades sólidas. As famílias cristãs capacitam seus membros a relacionar-se em níveis mais profundos, a ser contracultura em uma sociedade descartável e utilitária.

Na sociedade consumista, famílias cristãs saudáveis valorizam o ser. Somos desafiados a construir famílias que vivam os valores do Reino de Deus e criem filhos que saibam a sua posição em Cristo, que não vivam para consumir bens ou mesmo a religião.
Na sociedade envelhecida do século XXI, famílias cristãs saudáveis abençoam as gerações. Somos desafiados a ser igreja que auxilia as famílias a descobrir como 4 gerações podem conviver em harmonia.

Na sociedade secularizada, o Projeto de Deus continua sendo famílias cristãs saudáveis. Família é projeto de Deus! Deus está dedicado a defender e fortalecer a família! Você crê nisso?
Que Deus nos ajude a investir na defesa e fortalecimento da família com a segurança de que FAMÍLIA NÃO É UM PROJETO NOSSO, MAS UM PROJETO DE DEUS!! Você acredita que a sua família é projeto de Deus?

Pr. L. Roberto Silvado