Por Pr. Marcos Paulo Ferreira

Muitas pessoas têm medo dos recomeços. É algo natural pois, inconscientemente, sabemos que recomeçar implica repetir  alguns caminhos já trilhados e descobrir novos caminhos, mas tudo isso com uma nova ética. Essa última é a que causa mais receio nas pessoas, pois uma mudança ética implica mudança de visão de mundo e, consequentemente, de comportamento. A mudança ética implica fazer o que é certo e não o que é fácil.

Na vida, os recomeços são constantes. O  nascimento, a entrada na escola, as mudanças de escola, os amigos que se vão, a entrada na faculdade, o casamento, os filhos, a mudança de emprego. O que precisamos entender é que nunca o recomeço é do zero, pelo menos isso é o que significa semanticamente o prefixo “re”. Recomeçar sempre parte de uma experiência anterior que, se sabiamente acumulada e avaliada, nos dará condições de melhorar nossa ética e nossas decisões no segundo momento, fazendo-nos crescer a partir dessa experiência.

Para quem quer aprender com as experiências de cada fase da vida, o prefixo “re” traz consigo um frescor de esperança. Esperança essa que nasce do coração misericordioso de Deus diariamente para cada um de nós, pois “suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã.” (Lm 3.22,23). A cada manhã, Deus quer tornar esse prefixo “re” muito mais significativo e poderoso em nossas vidas, transformando re:começar em re:nascer, re:viver, re:construir, re:ssurgir, re:generar e tantas outras formas que a fidelidade do amor de Deus por nós é capaz de proporcionar.

Por isso, quando existe recomeço com uma disposição de permitir que Deus transforme a nossa ética comportamental, esse recomeço não é somente uma oportunidade, mas o início de um novo ciclo de bençãos, em que reciclamos velhos hábitos, pensamentos, emoções e ações. É Deus nos ensinando a reaprender e reescrevendo uma nova história.

Você se dispõe a recomeçar nessa perspectiva da mudança ética buscando em Deus e na Bíblia Sagrada os novos valores que nortearão a sua vida? Hoje é o dia de re:começar, pois as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã e  grande é a sua fidelidade!