Por Pr. Renato Mendonça

Deus nos desafia a permanecermos firmes em nossa caminhada cristã. Independente das situações que venhamos a enfrentar. Todos os dias nos deparamos em diversas situações que acabam por nos levar por caminhos diferentes dos traçados por Deus em nossa vida.

O capítulo 11 do livro de Hebreus nos mostra uma grande lista classificada como os heróis da fé, homens e mulheres usados por Deus dentro de seu propósito para abençoar seu povo.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas…” (Hebreus 12.1) – Essas testemunhas do passado, hoje servem como exemplo para cada um de nós. Homens que pela fé se deixaram usar por Deus dentro do plano maravilhoso que o Senhor tinha para cada um.

Hoje Deus deseja te usar da mesma forma que usou esses grandes homens e mulheres. Para isso: “livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve…” (Hebreus 12.1). Esse texto nos encoraja a vivermos de forma santificada (separada) diante de Deus nosso Senhor. Tirando TUDO que venha a se tornar empecilho em nossa vida.

Vale uma reflexão: O que tem atrapalhado você dentro dos planos e propósitos do Senhor Jesus Cristo para sua vida? Seu trabalho? Seu orgulho? Sua autossuficiência? A preguiça? A falta de amor pelo próximo? Sua insensibilidade espiritual? O desânimo?

Deus tem grandes e maravilhosos planos para a sua vida. Busque ao Senhor, clame a Deus e se aproxime Dele e ele atenderá suas orações. “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33.3).

A palavra nos orienta ainda a “deixar o pecado que nos envolve.” (Hebreus 12.1b). Quando damos abertura para o pecado em nossa vida impedimos o manifestar do Espírito Santo de Deus em nós e por meio de nós. O sentimento de indiferença acaba tomando conta de nossas vidas e a sensação de incapacidade e medo acaba por nos dominar.

Precisamos refletir em nossas vidas a face de Cristo Jesus, “tendo nossos olhos fixos Naquele que entregou sua vida para nos salvar”. Ele em Seu infinito amor e misericórdia se entregou totalmente em nosso favor, morrendo em nosso lugar.

Cabe a cada um de nós nos livrarmos de toda e qualquer coisa que impeça a vontade de Deus em nós. E continuemos nossa caminhada sempre com a certeza de estar debaixo da vontade e orientação de Deus.

”Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Filipenses 4.8).