Deus é o fundamento principal da nossa vida e Ele nos criou e chamou para fazer as coisas de um jeito especial. Colocou em nós uma essência feita à imagem e semelhança dEle que podemos expressar em tudo que fazemos. E desempenhamos isso de uma forma singular, aliás, a singularidade é dom de Deus, Ele nos fez de forma única e nos deu uma história particular.

Cada simples momento da nossa vida tem sentido quando o vivemos em harmonia com o nosso Criador e o coração só se satisfaz existencialmente quando encontra e caminha no roteiro definido por Ele. E essa profunda convicção de propósito, conhecendo o roteiro dEle, é a nossa vocação. A vocação nos coloca em comunhão com Deus e Sua vontade e quem responde a esse convite se torna parceiro dEle e do Seu projeto. Torna-se amigo.

“Glorificamos a Deus vivendo uma vida de sentido, de mundo reconciliado, vocações entendidas e aceitas, um viver alinhado com Deus sobre todas as coisas” (Eliceli Bonan).

Todos têm vocação

Deus criou tudo com propósitos bons e com a intenção de promover o bem, por meio da Graça e do amor. Mas a criação está quebrada e as pessoas têm necessidades. Então Deus sempre chama a criação de volta a fim de colocar tudo em ordem.

Ele nos chama para a salvação (reconciliação) e também para glorificarmos a Ele enquanto estamos aqui. Quando andamos em harmonia com Deus, vivendo o roteiro criado para nós, fazemos parte do projeto do Criador e ajudamos a promover a reconciliação de todas as coisas em Deus, contribuindo para a reorganização de um mundo quebrado.

Fazemos isso no dia a dia, enquanto nos relacionamos com as pessoas, trabalhamos, vamos à igreja e estamos com a família e os amigos. Nós devemos contribuir para que todos, em todos os contextos, também entendam o seu propósito em Deus, que essas pessoas sejam salvas e glorifiquem a Ele. Esta é uma dimensão cultural. Fazemos isso enquanto crescemos e vivemos, todos os dias, em cada momento, porque fazemos tudo com propósito.

Para que todos  se reconciliem

Somos chamados pelo Criador a ser diferença em todas as áreas, nos comprometendo com a transformação de vidas e sociedades, construindo algo que dê resposta aos problemas que afetam a humanidade. Por isso, Deus também nos dá habilidades e vocações diferentes para atuar em todos os contextos. Algumas pessoas são chamadas e tem a oportunidade de levar a transformação, por meio da esfera política, na justiça, nos serviços e nas ações de misericórdia.

Deus chama também algumas pessoas para se dedicarem parcialmente ou integralmente a uma missão, seja através do ensino, do cuidado de pessoas, ou das obras de justiça social. Elas podem exercer suas habilidades e vocações em lugares diferentes. Algumas pessoas ainda sentirão o direcionamento para chegar a etnias e lugares remotos, afinal Deus tem o desejo de ser reconhecido por todos e adorado em todas as nações.

As nossas inquietações, habilidades e a busca pelo discernimento divino podem nos ajudar a entender vocações específicas. É preciso compreender que Deus geralmente nos mostra apenas o próximo passo, Ele não nos dá um mapa, mas dá as Suas mãos para caminharmos juntos.